segunda-feira, janeiro 27

Praxes*



Não consigo deixar passar em branco está questão que anda a dar tanto que falar.
Existem dois lados é evidente: quem não anda e nunca experimentou, odeia sem justificação e é completamente contra, e o outro lado, que anda, vive, ama sem explicação e é completamente a favor.
Bem, eu como gosto de ser do contra não me encaixo em nenhum destes lados.
A verdade é que o meu primeiro dia de praxe foi horrível, quando cheguei a casa só criticava mas queria ir no dia a seguir porque tinha medo do que se dizia " ai se não andares na praxe...", no dia seguinte voltei ao meu amado (ironia) instituto e voltei a ter um dia naquela que é chamada "sala 2" o terror do ISCAP, no terceiro dia acabei por desistir. Desisti não só por não estar a gostar porque sabia que o melhor estava para vir, como por falta de tempo, não vivo propriamente perto e não tinha transportes certos, tornava-se complicado uma vez que praxe acaba por não ter horário.
Desisti, e nada do que se dizia se cumpriu, é certo que sou extrovertida e falo com toda gente, mas criei laços fortes com pessoas que não andavam na praxe e com pessoas que andam na praxe, e nunca fui posta de lado por não ir com a camisola de besta ou de traje para a universidade.
Hoje, apesar de não pertencer a praxe, admiro muito que faz parte dela, porque almoço praticamente todos os dias no meio de um grupo de praxe unido, divertido, capaz de ouvir, ajudar e respeitar, onde os mais velhos dão tudo por tudo para que os mais novos se deem bem, onde vejo todos os dias felicidade por pertencer aquilo que é uma segunda família para eles.
É fácil estar de fora e julgar, os doutores aos berros com os caloiros, ou coitadinhos andam de joelhos todos sujos, mas algum deles está lá contra a vontade? Não! E posso garantir-vos que um ano depois eles vão dizer que foi o melhor ano da vida deles.
É claro que existem exageros, mas a esses exageros não se podem chamar praxe, mas sim, faltas de respeito e falta de controlo daqueles que não sabem pertencer a uma hierarquia, e isso não acontece apenas a quem veste um traje.
Não culpem agora a praxe por tudo, apenas porque aconteceu uma tragedia onde as vítimas vestiam um traje que simboliza os estudantes académicos a anos e anos.

2 comentários:

  1. Muito bem dito chouchu :)
    E é totalmente verdade tudo o que disses-te, é muito alarido por assunto que não devia chamar tanta atenção, nenhum deles estava lá contra a vontade, por isso acho que o assunto devia de terminar, em vez de andar a perder tempo e tinta em noticias que secalhar não faz tanto sentido, e gastarem esse tempo em outras que secalhar seriam mais importantes de serem vistas :$
    E ainda bem que desistis-te da praxe, de certeza que eu um dia iria ter de me virar a um doutor por tua causa (A)
    mas sabes uma coisa??

    AMO-TE mais que tudo minha princesa linda ♥
    E irá ser sempre assim, meu amor, e cada vez te amarei mais a cada dia que passa :$
    SOMOS UM e vamos ser para toda a eternidade ♥

    ResponderEliminar